top of page

OBSERVATÓRIO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ÂMBITO DO ENSINO DE ARTES: ESTUDOS COMPARADOS ENTRE BRASIL E ARGENTINA

 

O projeto em rede Observatório da Formação de Professores no âmbito do Ensino de Artes: Estudos Comparados entre Brasil e Argentina, foi gestado em 2011 e conquistou aporte financeiro do Mincyt (Argentina) e da Capes (Brasil) desenvolvendo suas atividades entre 2012 e 2014. O projeto em rede nasceu com o objetivo de mapear a oferta de licenciaturas em artes no Brasil e na Argentina, identificando pontos de convergência entre os dois países e ao mesmo tempo identificando políticas educacionais internacionais que atingissem as duas realidades.

Nesse intervalo entre 2012 e 2014 o projeto em rede propiciou a realização de doutorados sanduíche, estágios de pós-doutoramento, teses e dissertações que abordaram profundamente o tema em discussão, é o maior projeto em rede sistemático e no tema da formação de professores na área de artes da América Latina. Já realizou também um conjunto de missões de trabalho, tanto na Argentina como no Brasil. Mesmo após o fim do financiamento em 2014 parte do grupo original continuou avançando as pesquisas e após cinco anos a configuração do Observatório cresceu no Brasil constituindo um grupo com mais de 10 universidades e dois Institutos Federais.

Atualmente o grupo ampliou suas pesquisas para outros escopos, como os estudos que consideram a formação continuada de professores de artes visuais, bem como estudos longitudinais a partir da inserção do egresso que atua nas escolas públicas. Outra frente de estudos é a sistematização da oferta de cursos de formação na América Latina capitaneada pela Rede Latino-americana de Investigadores em Formação de Professores de Artes – LAIFOPA, criada em 2015 no Chile, cuja equipe do Observatório é signatária. No Brasil o projeto é coordenado por Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva, professora doutora da UDESC e na Argentina por Federico Bujan, professor doutor da Universidad Nacional de Rosário - UNR e da Universidad Nacional de las Artes, UNA - Argentina.

Conartes_BG_P4.png
bottom of page